quinta-feira, 12 de junho de 2014

O protagonista da festa

Falar em Fenadoce é falar em doce. Saiba um pouco mais sobre os astros da festa


A Fenadoce tem diversas atrações, mas nenhuma delas é tão importante quanto os doces. A cidade de Pelotas, que sedia a feira, é conhecida pelo título de capital nacional do doce e mantém a tradição doceira portuguesa, que também se transformou no decorrer dos anos com a influência pelotense e brasileira, gerando uma cultura única em torno do doce.

A 22ª edição da Fenadoce traz uma novidade. Doceiras de Aveiro, região de grande tradição na produção doceira portuguesa, estão fazendo parte da feira. Dois doces muito conhecidos dos brasileiros têm na sua origem os conventos da região de Aveiro: o ninho e os fios de ovos. A doceira Núbia Santos, do Doces Janjão, ensina como fazer estes dois doces e você pode conferir no vídeo a seguir:




A tradição do doce português vem de muito tempo atrás. São os chamados doces conventuais, que deram origem ao ninho, aos fios de ovos e a praticamente todos os doces vendidos nas doçarias pelotenses e da região. Os doces conventuais tiveram origem em meados do século XV nos conventos portugueses. A maioria tem no açúcar e na gema de ovo os seus ingredientes principais. Núbia também se dedica a estudar receitas antigas e tradicionais dos conventos portugueses e produzir os mesmos doces aqui no Brasil. Ela também falou um pouco do que sabe sobre os doces conventuais e você pode conferir neste vídeo:




Núbia também contou um pouco sobre os ingredientes de alguns dos principais doces que você pode encontrar na Fenadoce:






Quindim - É o doce mais procurado no Brasil.- É feito à base de ovos, coco e açúcar, assado em forminhas e banho Maria. Em Portugal é chamado de quindim Brasileiro.



Trouxinha de nozes- Feito à base de leite condensado, gema e creme de nozes, recheado com creme feito de gema de ovos.







Ninho de fios de ovos- À base de gemas puras. Feito em forma de rolinho de fios ovos recheados e enfeitado com confetes prateados




Bem casado – Formado por duas bolachinhas de pão de ló, de tamanhos iguais e com doces de ovos. Ele recebeu esse nome porque as duas bolachinhas ficam bem juntas no doce.





Camafeu - Feito com nozes, açúcar, gema, envolvido no glace, enfeitado com uma nozes chilena.







Fotos: Imagens da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário